Blog descontinuado

Este blog foi descontinuado.
Siga-nos agora em www.dealtorisco.blogspot.com

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O banco que não cobra juros

O Jak Bank é um banco suéco que tem dado de falar porque os seus clientes não só não pagam juros pelos empréstimos concedidos como no final do contrato têm a divida paga e uma conta poupança bem recheada.

Já existe desde 1970 como uma cooperativa mas é desde 1997 que funciona como um banco cujo volume de empréstimos que já ultrapassa os 80 milhões de euros. 
O Jak Bank funciona de um modo tão simples como justo. Suponhamos que um cliente precisa de um crédito de 10.000 euros para ser liquidado em 10 anos. A sua prestação mensal no Jak Bank seria de 177,50 euros, justificada da seguinte forma:
- 83,30 euros para amortizar a dívida.
- 10,80 para pagamento de despesas administrativas (o banco conta com 30 empregados que têm de ser remunerados)
- 83,30 euros para constituição e reforço mensal de uma conta poupança.
Ou seja, ao fim dos 10 anos do contrato, o cliente paga o empréstimo e tem na sua conta uma quantia equivalente ao que pediu porque simultaneamente ao longo do tempo foi amortizando a dívida e poupando o equivalente ao que amortizava.

Este conceito de amortizar e poupar é engenhoso e bastante interessante. Poderia ser disponibilizado como um produto alternativo pela banca tradicional que não só cobra juros altos como ainda cobra spreads. As quantias pagas pela aplicação destes spreads, que supostamente servirão para cobrir o risco de exposição do banco face ao cliente, poderiam ser reembolsadas, pelo menos parcialmente, aos clientes cumpridores. Por exemplo, com os spreads no crédito à habitação a tocarem nos 4% (quando há menos de uma década atrás andavam nos 0,25% e haviam bancos com promoções de spread zero), os bancos poderiam aplicar (pelo menos) 1% dos valores pagos a título de spread numa conta poupança remunerada em nome do cliente. Essa conta ficaria disponível para o cliente no final, após bom cumprimento do contrato...

http://jak.se/

1 Comentários:

Anónimo,  24 de novembro de 2012 às 05:37  

É pena que este banco só faça isto com fiadores suecos.. mesmo que use algum bem do mesmo valor ou igual para supostamente ser hipotecado em caso de falta de cumprimento de pagamento, o proprietário terá de ser sueco..

Enviar um comentário

Página inicial
Blog descontinuado.
Siga-nos agora em
www.dealtorisco.blogspot.com